Por que é tão difícil perdoar?


Perdoar é não revidar, deixar pra lá, não querer reparação do erro ou do pecado cometido. Perdoar não é esquecer o fato nem ficar "chalerando" quem te prejudicou, mas esquecer de sentir dor quando se lembra do episódio. A Bíblia diz que devemos perdoar. Devemos. Não é opção, mas dever. Perdoe não sete vezes, mas setenta vezes sete. O perdão de Deus para conosco está atrelado ao perdão que concedemos ao próximo... Bonito de escrever e de filosofar, mas difícil de praticar. Uma das coisas mais difíceis do Evangelho é tratar o próximo como Deus nos trata. Por que é tão difícil conceder perdão?

1. Porque ninguém gosta de perder. Sofrer o dano, ser prejudicado e ficar por baixo passa a idéia de que somos idiotas. Portanto, nego perdão.

2. Porque o sentimento de vingança é mais forte e mais fácil. Como somos pecadores, o perdão fica no andar de cima e o desejo de vingança é muito mais acessível, no andar de baixo.

3. Porque somos essencialmente legalistas. Dizemos que somos crentes, cristãos, evangélicos, de Deus, religiosos, mas, na verdade, somos é legalistas. Não entendemos nada da Graça de Deus. Olho por olho e dente por dente é a lei que rege nossos relacionamentos - os mais "santos" são os mais legalistas que eu conheço.

4. Porque não apreendemos o quanto é benéfico perdoar. Perdoar não libera somente o outro, abençoa muito mais a gente! Quando eu perdoo de coração livro a mim mesmo de amargura (já sentiu sabor amargo na boca? É disso que estou falando, só que o amargor atinge a alma!), ressentimento (sentir de novo, a cada vez que se lembra do fato) e angústia (aflições infernais que causam os piores pesadelos, mesmo acordados). Perdoe, o primeiro beneficiado é você. Talvez, o único!

3 comentários:

Anônimo disse...

ÓTIMA ESSA PALAVRA, A PAZ DO SENHOR JESUS!

Anônimo disse...

é verdade tudo o que está escrito e eu gostaria realmente de ser diferente mas é tao dificil!

Anônimo disse...

Preciso viver isso internamente, mas e dificil p mim. Um pr entrou na minha casa e tentou abusar da minha filha, isso a 5 anos atras, mas nunca consefui tirar isso da minha mente.