Passando pelo deserto


Deserto é lugar árido, monótono, perigoso, estéril, cheio de miragens e de profunda solidão. Ao contrário do senso comum, existem desertos... de neve! ...de vazio de gente, o universo conhecido! ...de idéias, a cabecinha de muita gente! ... de trevas, o coração de Satanás! Quando um filho de Deus diz que está passando pelo deserto quase com certeza está afirmando que está passando por um período de grande aflição, angústia, dor e solidão. O povo de Deus passou 40 anos no deserto. Passando, sofrendo, fazendo Deus sofrer, atraindo maldições e sendo abençoados... mas ainda em caminho à Terra Prometida, uma espécie (para eles, pelo menos) de Éden, jardim paradisíaco. Acontece que eles chegaram à Canaã e o deserto continuou instalado neles. Passaram pelo deserto, mas não conseguiram impedir que o deserto grudasse na alma neles. Nós, cristãos, filhos e filhas do Altíssimo, pela fé em Jesus Cristo, estamos passando pelo deserto da vida (no mundo tereis aflições), enquanto passamos por crises de deserto existencias, algumas terríveis. Quando os irmãos usam o evangelicanês "estou-no-deserto" é por que estão sofrendo muito - talvez por um pecado cometido, talvez por uma ação maligna mesmo (o diabo não tentou Jesus num bosque), talvez por uma prova de Deus para dilapidar nosso caráter. O fato é que não é saudável viver sempre no deserto existencial. A gente pode acabar sendo engolfado pelo "vitimismo", pelo "derrotismo". Tenham peninha de mim, sou um coitado, sou uma sofredora (e faz o beicinho típico do filhote dos carentes de afeto). Homens e mulheres de Deus experimentaram extraordinárias provações, tais como Jó, Davi, Pedro, Paulo, a mãe de Jesus, Jesus... Mas, não vejo esses personagens bíblicos mendingando a compaixão de ninguém, nem lamentando sua sorte. Sempre os vejo vencendo no deserto: No deserto Jesus derrotou Satanás! José foi forjado líder durante anos no deserto! Paulo deixou textos formidáveis enquanto esteve nas prisões! Ou o deserto me aprimora ou me verga. Desertos não mudam. A gente é quem é afetado por ele. Diga "estou no deserto". Não esqueça de dizer, porém: "Nenhum deserto poderá impedir Deus de agir em minha vida".

Um comentário:

Hugo Otávio disse...

'Diga "estou no deserto". Não esqueça de dizer, porém: "Nenhum deserto poderá impedir Deus de agir em minha vida".'

Glória a Deus que sempre há uma luz no fim do tunel e que passamos pelo deserto, sem permanecermos nele! O tempo é de Deus e cabe a nós caminharmos, crendo e vendo a vitória sobre a nossa vida! Jesus venceu no deserto! Nós, tendo-O como comandante das nossas vidas, somos mais do que vencedores!