Deus vocaciona pastoras?


Uma mulher pode ser pastora?, uma irmã perguntou, aqui mesmo no blog. Minha resposta é: a mulher pode ser tudo que quiser e puder. As mulheres, graças a Deus, deixaram de ser escravas dos caprichos dos homens. Demorou muito, mas estão conseguindo seu lugar ao sol. Estão cursando faculdades, trabalhando com afinco, escrevendo maravilhosamente bem (adquira já o livro PAIXÕES da escritora espanhola Rosa Montero. Um excelente livro sobre os "amores e desamores que mudaram a história". Está nas bancas de revista de todo país. Corra logo: é uma leitura deliciosa). As mulheres podem e estão sendo excelentes empresárias, juízas, trabalhando nas mais diversas funções da vida. Detesto o feminismo assim como abomino o machismo. Todo extremo é perigoso quando se trata das liberdades humanas. Deus não está nem aí para a guerra dos sexos. Deus ama e unge masculinos e femininos. Portanto, pode usar quem quiser, quando quiser, como quiser. Os fariseus machos que tomaram de assalto a Igreja é quem se arvoram a determinar sobre um chamado de Deus. Quando Deus vocaciona, quem é que pode impedir? No máximo, pode ficar com dor de cotovelo. Uma mulher pode ser pastora. Valnice Milhomens, apesar de ser judaizante e fervorosa G12, foi e é um exemplo de pastora. Vale por mil homens, já está escrito nas estrelas e no nome. O problema é que existem pastores demais sem a marca de Cristo. O problema é que os fariseus não querem nem saber de competição. O problema é que não nos sentimos confortáveis com uma mulher no comando. O problema é que somos, ainda, primatas demais. Sem o excelente ministério das mulheres, a Igreja seria um árido club masculino. Eu não tive, nos meus primeiros anos de vida cristã, um pastor. Tive uma pastora. Ela me ensinou a amar a Palavra, a ensinar com desenvoltura, a ser eu mesmo em Deus. A gente chamava ela de missionária Vasti. Eram tempos atrasados aquele. Eu deveria ter chamado ela de pastora. Mesmo quando pisava na bola - e pisava com uma constância aterradora - ela teve paciência comigo como só um verdadeiro pastor tem de uma ovelha tola.

Nenhum comentário: