Dê graças a Deus pelos seus... inimigos!


A gente dá graças a Deus pelos nossos amigos. Isso, "nem sempre" ou "de vez em quando". E eles são, de fato, bênção de Deus para nossa vida. O que seria de mim, sem meus amigos do peito? Outro dia homenagearei eles. Mas, hoje, quero é dar graças a Deus pelos nossos... inimigos! Por quê? O que os nossos inimigos fazem que devemos agradecer a Deus por eles?! Por causa de meu inimigo:

1) conquisto grandes vitórias! O que seria de Davi sem Golias? Apenas mais um menino hebreu. Mas, depois da espetacular vitória, Davi virou campeão de Israel aos 16 anos!

2) me torno mais dependente de Deus! Josué sofreu uma vergonhosa derrota em Ai. Depois de apanhar de seus inimigos, Josué ficou mais humilde, obediente e íntimo de Deus. Buscou a revanche e venceu para nunca mais perder!

3) meus sonhos se realizam! José sonhou em ser grande. Contou o sonho e seus irmãos, por inveja, tentaram abordar a realização dele. Não só eles, mas todos que armaram contra José "promoveram" a conquista de José.

4) amadureço! São as oposições, ciladas e maldades de nossos inimigos que nos tornam mais prudentes, ágeis e articulados. Por causa da lança que Saul arremessava contra Davi foi que Davi aprendeu a ter o "jogo de cintura" que o tornou imbatível por quase uma década - quando foi implacavemente perseguido pelo rei facínora.

5) me supero! As palavras de maldição (você nunca vai conseguir, o seu fim está próximo, você está acabado) ao invés de nos intimidar deve nos fazer avançar. Daniel foi jogado na cova dos leões. Saiu de lá ileso e vitorioso sobre os leões que estavam fora da cova!

6) adquiro valentia! Sou corajoso, não por causa de meus amigos, mas por causa de meus inimigos! Gideão, Sammá, Davi, Elias, Jabes, Débora foram valentes devido à fibra dos inimigos que souberam subjugar.

Talvez seja por isso que Jesus pediu para orar por nossos inimigos. Sem eles, a gente não seria quem é.

3 comentários:

Allyne Evellyn disse...

Ao perceber quem são meus inimigos e o que ele mais odeiam em mim percebo onde tenho de melhorar...
Realmente todos temos inimigos..Pessoas que não suportam nosso brilho e sucesso!

Railda M disse...

Precisamos de muita maturidade para amarmos nossos inimigos. Que Deus nos ajude a crescer e nos capacite a algo tão contrário à nossa natureza.
Obrigada pela reflexão.

Anônimo disse...

Há um ano e meio atrás descobri um inimigo, uma grande tristeza.Qual o passo que tomei, voltei a estudar. Hoje pondero, se não tivesse sofrido naquele período talvez nem tivesse feito a pós. Que Deus nos abençoe, e abençoe os nossos inimigos. Maria do Carmo