Como muitas ovelhas tratam seus pastores


Transcrevo um texto antigo sobre o frágil relacionamento pastor/igreja. Fiz algumas modificações que não mudam o sentido imprimido pelo autor. A intenção é somente melhorar o relacionamento no seio da Igreja. Boa leitura:

Se o culto termina cedo: "O pastor é muito frio, não deixa o Espírito Santo soprar!" Se o culto excede do horário: "O pastor parece que não sabe o que é decência e ordem!"

Se vem um pregador de fora e excede o horário: "Como Deus usa esse preletor, olha só que hora o culto acabou!" Se o pastor excede o horário: "O pastor não entende que temos de trabalhar amanhã cedo, que irresponsável!"

Se Deus usa um pregador de fora: "Que homem usado por Deus!" Se Deus usa o pastor: "Está querendo se mostrar e imitar outros pregadores."

Se o pastor prega muito: "É muito chato e cansativo!" Se prega pouco: "Não está familiarizado a Palavra de Deus!"

Se a palavra do pregador de fora falou em sua vida: "Esse homem tem o dom de sabedoria!"Se a palavra do pastor falou em sua vida: "Ele me conhece, está expondo minha vida!"

Se o pastor faltar a algum culto: "É descuidado com suas obrigações!" Se algum irmão ou obreiro falta: "Estava cansado e precisava descansar um pouco, coitado!"

Se o pastor não visita: "É descuidado e relaxado com suas ovelhas." Se visita: "Não tem mais o que fazer, gostar de viver de casa em casa, que incoveniente."

Se sai de casa muito: "Não liga para sua família!" Se é caseiro: "É preguiçoso, só vive em casa!"

Se anda mal arrumado: "É muito relaxado, descuidado e cafona!" Se anda bem arrumado: "Cadê a simplicidade desse homem? Metido a elegante!"

Se os filhos do pastor, brincando, erram: "O pastor não educa seus filhos, são indisciplinados!" Se são seus filhos ou dos irmãos: "Criança é assim mesmo. Que engraçado!"

Se o pastor cai em pecado: "É um enganador, um vigarista! Eu já sabia que isso ia acontecer!" Se algum irmão cai em pecado: "Coitado! É digno de misericórdia e ajuda. O pastor precisa cuidar mais de suas ovelhas!"

Se o pastor erra em alguma coisa: "Isso é inadmissível, estou decepcionado." Se alguém erra: "Isso é uma casualidade, temos que perdoar uns aos outros."

Se o pastor é bem de vida: "Está roubando a igreja!" Se não é bem de vida: "É um homem de pouca fé! Não sabe o que é prosperidade divina! "

Se ora muito: "Só quer ser o santo!" Se ora pouco: "É muito incrédulo, sem espiritualidade."

Se a esposa do pastor não é ativa na igreja: "Coitado do pastor, merecia uma esposa melhor para ajudá-lo no ministério." Se é ativa: "É metida e gosta de aparecer. Amostrada!"

Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

Como você está tratando, amando e honrando, seu pastor - e a família dele? SE VOCÊ FOSSE PASTOR(A) GOSTARIA DE TER UMA OVELHA IGUAL A VOCÊ NA SUA IGREJA?

Nenhum comentário: