Mal que vira bem


Gosto de José do Egito quando diz aos irmãos, aliviando o coração deles do medo de retaliações por parte do príncipe do Egito, depois que se deu a conhecer como o irmão que foi por eles rejeitado e covardemente vendido: “vós intentastes o mal contra mim, mas Deus transformou em bem!” Deus transformou mal em bem na vida de José. Tentaram calar José, Deus fez ele falar ao governador do Egito. Tentaram impedir o sonho de José, Deus fez o sonho dele se realizar com sobras. Tentaram se livrar de José, Deus fez José livrar sua família da morte certa. Para José, Deus transforma mal em bem. Para mim, também. Rastreando meu passado, vejo o Deus de José reescrevendo a minha história, depois que cada inimigo escreveu todo mal contra mim. É o fim dele, pensavam. Deus sorria e sussurrava: é o comoeço de mais uma etapa de vida, a boa vida que tenho vim trazer para quem em Mim confia. Ao fim de cada cilada, ao término de cada emboscada, quando cada maldade era perpetrada, Deus não me livrava, me dava graça para suportar, força para não tombar, esperança para não desistir. Engraçado. Deus nunca me livrou antes de cada prova. Ele sempre me fez superar tudo... depois. E ver como Ele sabe o que é melhor para mim. Não sei se Deus trata você com a mesma aparente indiferença com que cuida de mim. Eu queria um Pai que, ao menor soluço, corresse para ver o que estava acontecendo com seu filho predileto. Mas, não. Quando tropeço ou me derrubam, Deus não se desespera e me ensina a não me desesperar. Olho para Ele, que enxuga minhas lágrimas, mas não evita meu choro. Só meses ou anos depois, com o distanciamento necessário, percebo que Deus fez o melhor. Intentaram o mal contra você, não foi? Quer saber, acho que nesse exato momento Deus está agindo nos bastidores, subrepticialmente, secretamente, para transformar esse mal atual em bem duradouro. Creia. Você ainda vai dizer: Graças te dou, Senhor pelo Bem que VEIO DEPOIS DE TODO MAL.

Nenhum comentário: