Culpa e vergonha


Um dos maiores sofrimentos que um homem ou uma mulher podem experimentar é o sofrimento que vem da culpa e da vergonha. Qualquer um que pecar pode ser atingido pelo sentimento de culpa e pela dor da vergonha. Vergonha é "o que as pessoas vão pensar de mim?" e culpa é "o que eu fiz, meu Deus?". O diabo usa até o limite do horror a culpa e a vergonha. Por causa delas, Judas se enforcou, Pedro chorou amargamente, Davi perdeu a alegria da salvação, Adão e Eva se esconderam de Deus no Éden. Por causa delas, pessoas se matam, ficam viciadas em drogas, adoecem e se punem. Há pessoas que, não suportando o peso da culpa no coração e da vergonha pública, infligem a si mesmas os mais dolorosos castigos. Acredito que só o Evangelho de Jesus Cristo tem resposta para a culpa - e um refúgio para a vergonha. As demais religiões, que vivem na esfera da "moralidade", só acrescentam mais vergonha e mais culpa a quem já está mortificado por elas. Jesus Cristo veio ao mundo, não para condenar o mundo, mas para salvar o mundo. Perdoar e restaurar é a especialidade de Jesus de Nazaré. Quem está se vergando sob o peso da culpa e horrivelmente desconfortável pelo assédio da vergonha, precisa do Evangelho. Ao se converter ao Cristo Vivo, a gente sente a culpa sendo aplacada e a vergonha sendo substituída por honra de ser aceito pelo Senhor. Se Deus nos perdoa e restaura, quem é o homem para nos condenar ou para nos atormentar? Se você pecou feio e não consegue se olhar no espelho, tenho uma boa notícia para te dar: Jesus nunca deixou de te ver. Ele só quer uma chance para enxugar suas lágrimas, levantar você do pó da estrada e te dar uma nova vida. Que o Senhor te restaure AGORA da culpa e da vergonha. É minha sincera oração.

Um comentário:

Hugo Otávio disse...

Deus seja louvado!
Graças a Deus Pai que a Suas misericóridas são a causa de não sermos consumidos!
Como falhamos diante do Senhor, mas ao falharmos, aprendemos com Ele que somente um coração contrito e quando achamos que estamos fracos, Ele nos faz fortes!
Louvo a Deus pela Sua vida Pastor Geraldo Magela!
Louvo pois o pleno Evangelho não se esvaiu e ainda muitos ouvirão falar de Deus de uma forma especial, inteligente, sincera e sem distorções. Que O Senhor Jesus possa te guiar nesses passos difíceis, porém acredito eu, gratificante, para que a Glória Dele se manisfeste sobre Sua noiva. Forte abraço! Oremos pela humanidade carente de Deus e abalada pela podridão dos pecados.