Jesus, o escandaloso


Jesus Cristo causou muitos escândalos. Por causa do Evangelho, quem respirava religião sempre se escandalizava com Jesus. Era impossível resistir. As reações ao que Jesus fazia e dizia eram invariavelmente cenho franzido, rosto contraído, face chocada, rubor. Jesus escandalizou os fariseus. Os discípulos de Jesus comiam ser lavar as mãos, não jejuavam, andavam no sábado e os fariseus ficaram chocados com tanta irreverência. Jesus escandalizou os escribas. Eles não conseguiam entender como uma adúltera não fora apedrejada, como aquele nazareno grosso derrubou as mesas dos cambistas no templo, como um homem tinha respostas prontas na ponta da língua para suas mais sutis investidas. Jesus escandalizou os judeus. Morrer numa cruz não era o conceito de início de reinado do Messias. Jesus escandalizou os discípulos. O maior, gente, é o que mais serve. Jesus escandalizou o Sinédrio. Eu e o Pai somos um, disse Jesus. Isso foi o cúmulo! Jesus escandalizou Pilatos. Poderia ter se defendido, deveria ter acusado seus acusadores, deveria ter pelo menos protestado com todas as suas forças. Não fez nada disso. Calou-se. Emudeceu. Pilatos nunca tinha visto nada igual. Ficou pasmo. Jesus escandalizou os discípulos. Quando disse que a gente deveria perdoar setenta vezes sete, quando afirmou que deveria ir para Jesusalém e lá... morrer!, quando falou que riqueza não é necessariamente evidência da bênção de Deus, quando contou a parábola do Filho pródigo, quando mandou perdoar quem nos fere... Jesus escandalizou as multidões. Estão vindo atrás de mais pão, gente? Eu sou o Pão da Vida! Todo mundo se retirou, e Jesus perguntou, olhando para os discípulos: vocês também querem ir? Jesus escandalizou o diabo. Como esse ousa rejeitar o meu mais formidável arsenal de tentação? E, por fim afirmo, Jesus escandalizou até... Deus! Na cruz, por causa de nossos pecados, Jesus brada, realmente quebrantado por este último escândalo, o escândalo dos escândalos: Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste? Sinceramente, eu só posso amar um ser que, por amor a mim, escandaliza até seu Pai!

Nenhum comentário: