Sete breves considerações sobre o tempo


1. O tempo passa velozmente. O salmista chega a afirmar que nossa vida é como um conto ligeiro. Afirma que nós voamos. Nossa vida vai até 60, 70 anos, conclui, o que passa disso é canseira e enfado.
2. Precisamos aproveitar bem o tempo. O tempo não volta mais, o que passou, já era. Estudar bem quando se é jovem, aproveitar a vida de casado, viver cada fase da vida com paixão deveria ser o objetivo de cada um de nós. A pior morte é aquela que vem acompanhada de remorso por uma vida não vivida em sua plenitude.
3. No tempo de Deus, nosso tempo muda. Há o tempo cronológico e o tempo da ação de Deus. Deus não está preso ao kronos, está acima e fora dele, além de ser soberano sobre ele. Meu Deus até detém o tempo, quando chega o seu tempo de agir. Deus nunca chega atrasado nem adiantado. Na hora Dele é sempre pontual, justo e misericordioso. Não se desespere no cronos, espere Deus no tempo Dele.
4. Tudo passa. Até as mais terríveis tempestades. Até as mais devastadoras quedas serão só uma triste lembrança. Inclusive a vida. Até ela passará, para dar lugar a vida eterna com Deus – onde não existirá mais o tempo e onde a real felicidade não passará.
5. Uma vida bem vivida é uma vida onde há tempo para tudo. Um dos textos mais lindos da Bíblia sobre tempo está em Eclesiastes 3. Não perca o equilíbrio quando for tempo de guerrear, derribar, ferir, matar, odiar... Nossa vida é feita de ciclos que precisam ser encerrados para que outros comecem. O tempo ruim passa, lembre-se das tempestades! Aí chegará o tempo de edificar, de ter paz, de se alegrar, de ser feliz...
6. O tempo muda. Há bons tempos. Tempos de prosperidade, tempos de vacas gordas, tempos de “tempo bom”. Mas, com toda convicção, posso afirmar: o tempo muda. É quando vem as tempestades, os tornados, os tsunamis. No tempo ruim, espere e ore. Esse tempo também vai passar. Jesus é especialista em dizer “aquieta-te mar, silencia vento” E como ordena, acontece.
7. O tempo termina. Um dos mais antigos relógios é a ampulheta. Quando a terra escoa toda, acaba a hora, os minutos... A gente é limitado. Nosso tempo está passando. Quer um conselho de amigo? Faça sua vida valer a pena.

Um comentário:

Hugo Otávio disse...

Deus é tremendo! O segredo é louvar e esperar em Deus, não perdendo as oportunidades que Ele coloca em nossas vidas! Aproveitar o tempo com sabedoria e vigilância são fatores para se ter uma vida abençoada! Paz do Senhor!