Para ter um bom dia de trabalho


1. Trabalhe com alegria e gratidão. Há muita gente desempregada, é um privilégio você estar trabalhando. Trabalhar é um dos maiores privilégios da vida.
2. Exercite-se na arte do bom-humor. Sorria, sem hipocrisia, para seus colegas. Sorriso plastificado é pior que cara amarrada. Mas, um sorriso genuíno ilumina o ambiente e facilita relacionamentos. Jamais maltrate um colega. Há pessoas de temperamento complicado que explodem em palavrões, gritos ou ameaças com seus subordinados - e até com seus superiores. Esse é o caminho mais curto para o isolamento profissional.
3. Não humilhe, ensine. Menosprezar um colega de trabalho por não saber um procedimento pode arruinar para sempre um bom profissional. Tenha paciência com quem não sabe e você terá ido além do coleguismo, feito um amigo e forjado um futuro bom companheiro.
4. Esforce-se para dominar o serviço que você executa. Não dê seu direito a ninguém. Se precisar de ajuda, peça. Se tiver dúvida, pergunte.Mas, jamais, desconheça aquilo que lhe pagam para efetuar.
5. Trabalhe. Quando a gente trabalha, a jornada diária fica mais leve, a gente deixa de ser um peso para os demais colegas e, caso você possua um superior imediato competente, logo será reconhecido. Todo funcionário preguiçoso e falastrão um dia será descoberto e demitido. Você está sendo pago para trabalhar, então mãos à obra.
6. Seja solidário. Faça o seu e, quando possível, ajude outros. Ser generoso, cooperando com outros colegas, não é passar atestado de “idiota”, mas de competência e solidariedade.
7. Rejeite veementemente todo abuso por parte de colegas e superiores. Você não é empregado de um colega ou mesmo de um superior. É empregado da empresa. Não aceite que outras pessoas, até de outras áreas, fazem de você um sub-empregado deles. Reporte a seu superior imediato todo abuso por parte de outros colegas, principalmente assédio moral.
8. Não seja pernóstico. Há muita gente que esqueceu as palavrinhas mágicas, que tanto bem faz aos relacionamentos. “Obrigado”, “com licença”, “por favor”, “desculpa” é tão simples dizer, mas a maldita soberba impede as pessoas de proferir. Sendo ditas com sinceridade, sem pasteurização, essas palavras geram vida em qualquer ambiente.
9. Utilize todos os benefícios que sua empresa dispõe. Algumas empresas dispõe creches, clubes, bons plano de saúde, entre outros benefícios pra seus colaboradores. Use eles com parcimônia, mas use. É direito e privilégio seu, seja grato e disponha deles.
10. Quando estiver vivendo um dia mau, diga o motivo. As pessoas compreendem tempo ruim na vida da gente, só não compreendem mau-humor crônico na vida da gente. Seja transparente nos momentos difíceis e você verá como colegas podem se transformar em amigos num piscar de olhos.

Nenhum comentário: