Como viver em harmonia consigo mesmo?


Segundo penso, o homem é formado de corpo, alma e espírito. Para viver bem, muitos advogam que as três esferas devem estar em harmonia, numa holística plena e saudável. Em tese, pode ser. Quando fazemos exercícios regulares, mantemos nossa mente arejada (sem ressentimentos, amarguras, ódios, rancores e/ou inveja) e nosso espírito está pacificado com Deus, pela fé em Jesus Cristo, nossa vida ganha equilíbrio e tranqüilidade. O elemento insolúvel dessa equação chama-se queda. Por causa do pecado, ninguém vive tão em harmonia assim. Por exemplo, conheci gente que morria num leito de dor, mas com absoluta paz interior. Outros, tem saúde para dar e vender, mas a sua psiqué é de um psicopata e seu espírito é negro como uma noite na mata. Paulo, com o espírito cheio de graça, experimentou a angústia da decaptação. Jesus Cristo, o homem/Deus e o Deus/homem, viveu uma aflição tão intensa que suou sangue. É difícil encontrar um equilíbrio plenamente satisfatório vivendo num mundo tão impessoal, competitivo e maligno. Creio, entretanto, que é possível viver "contente em toda e qualquer situação". Em Cristo, "posso todas as coisas". Inclusive experimentar paz, diante das piores "trairagens", adversidades e angústias. Só Cristo Jesus pode gerar a verdadeira harmonia - impossível através de técnicas espiritualistas e das doses maciças de remédios que muita gente, sem prescrição médica, se prescreve. Sem Ele, o vazio se faz mais frio e desesperador. Com Ele, creio: "ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte, tu estás comigo".

Um comentário:

Allyne Evellyn disse...

Pastor, em dado momento da minha vida me senti doente , percebi que minha tricotimia não estava em quilíbrio...
Então percebi que a plena saúde precisa de médicos, de psicólogos (com ética cristã) e PRINCIPALMENTE DE JESUS!
Pois bem investi em minha saúde.Procurei um médico para cuidar dos meus males físicos(hipotensão) e estou bem melhor(não vivo mais desmaiando) , um psicólogo pra cuidar da minha mente que tem de estar bem para cuidar dos meus futuros pacientes...Mas procurei também o médico dos médicos JESUS para me auxiliar em cura espiritual e para que ele capacitasse os meios que os outros médicos usam e agora me sinto bem melhor....
Na minha bíblia de estudos de saude tem uma frase que nunca vou esquecer....
Só a palavra de Deus tem o poder de penetrar na divisão entre corpo, alma e espírito.Um local onde até Freud gostaria de alcançar apenas DeUS pode chegar!

Que o Senhor seja a nossa paz e que nas tribulaçoes certas da vida possamos crescer em sabedoria e graça!