Últimos dias de Paulo - uma espiritualidade sadia


2° Timóteo 4
1) Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e
mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:
2) prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige,
repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
3) Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo
contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que
sentindo coceira nos ouvidos;
4) e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
5) Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze
o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
6) Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da
minha partida é chegado.
7) Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
8) Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor,
reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos
quantos amam a sua vinda.
9) Procura vir ter comigo depressa.
10) Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e
se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.
11) Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois
me é útil para o ministério.
12) Quanto a Tíquico, mandei-o até Éfeso.
13) Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de
Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.
14) Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará
a paga segundo as suas obras.
15) Tu, guarda-te também dele, porque resistiu fortemente às nossas
palavras.
16) Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos
me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta!
17) Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por
meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a
ouvissem; e fui libertado da boca do leão.
18) O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará
salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Nenhum comentário: