Um fariseu conversou comigo


Um fariseu me surpreendeu. Não estava esperando, quando ele se aproximou de mim. Vi a barriga grande e pedrada e pensei: "Lá vamos nós". Percebi que estava em apuros, mas não consegui me desvencilhar a tempo. A conversa foi mais ou menos assim:
- Como vai, tudo bem?!
- Tudo! (nenhum fariseu me sauda com a Paz do Senhor. A não ser quando precisa de mim. É bem típico deles).
- Tem visto ******? (****** é um desafeto meu. O veneno iria ser inoculado, tinha que neutralizá-lo a tempo... Socorro, Jesus!)

- Não. Há meses não o vejo!
- Ele deveria ter sido mais gentil com você! Ele foi injusto! (Todo fariseu dissimula muito mal)
- É verdade...
- Como vai a sua Igreja? (essa abordagem é antiga e tão maligna quanto. Rapidamente, este fariseu estava me deixando irritado)
- Eu não tenho Igreja. A Maranata está uma bênção. A gente tem experimentado o poder e o amor de Deus. Vai bem...
- Quantos templos a Maranata tem na região? (fariseu gosta de comparação. Se ganha, dá testemunho. Se perde, fica cheio de inveja)
- Umas dez congregações...
- Agora sou missionário! (Sempre soube que havia falta de liderança na Seara do Senhor. Acho que a situação se deteriora muito de uns tempos para cá)
- É mesmo? (perguntei, andando, na tentativa de me desvencilhar. Em vão. Ele estava colado como super bond em mim).
- O pastor da Igreja ******* foi posto para fora. A mulher dele andava de calça comprida... me chamaram para dirigir a Igreja, botar a coisa nos eixos. Você sabe, a gente tem que ser crente de verdade!
- Um grande pecado mesmo, uma mulher usar calça comprida! (Fui irônico. Não se apresse em me condenar por isso. Não pude resistir.)
- Eu vou gravar minhas pregações e dar a você... Tem uma que eu digo dez coisas que crente não pode fazer... você sabe... crente não pode jogar no bicho, crente não pode beber bebida alcoólica, crente não pode andar com o bucho de fora, mulher crente não pode cortar cabelo ou usar calças compridas ...
- Crente também não pode ser fofoqueiro... (não pude resistir, engrenei a minha prória versão da mensagem!) crente não pode ser hipócrita... crente não pode julgar o irmão... crente não pode ser soberbo... crente não pode ser exibido... crente não pode ser ímpio...
- É mesmo!
- É!
- Tem muito crente rigoroso, feito os crentes da Igreja ******!
- É. (respondi, lacônico).
- Bem, estou indo para lá, bora comigo?
- Estou indo na outra direção... Até outro dia (me despedi, sentindo gastura).
Sabe o que mais me entristece em gente como ele? Não o fato de ter "sucesso" em cima da miséria da família do ex-pastor (Nem consigo imaginar os detalhes horrorosos do trâmite da expulsão) . O que mais me apavora é ele ser líder... evangélico! Que pena dos adolescentes, jovens, crianças e casais "comandados" por esse irmão. Ele pensa que está salvando a Igreja. Ele pensa que a Igreja precisa dele. Ele pensa que a sua teologia vai salvar a Igreja. Ele está enganado. Tente explicar isso a ele!

Um comentário:

Anônimo disse...

porque a ira ardente do Senhor nao se desviou de nos. Jeremias 4, final do versiculo 8. Infelismente alguns pastores de algumas igrejas por ai, ao encontar algum pastor da Igreja Maranata, acham que se encontraram com um outro colega de profissao, ou pior ainda; um empresario da regiao, falta ler a Biblia para entender e compreender a verdade.