Corpo, alma e espírito


O homem é constituído de corpo e "alma ou espírito" (dicotomia), de corpo, "alma e espírito" (tricotomia) ou apenas alma (monismo)? Taí uma discurssão que os teólogos adoram. Eles adoram mesmo. Basicamente, os reformados dizem que o homem é feito de uma parte material (corpo) e outra imaterial, sendo que espírito e alma são sinônimos. Já os teólogos pentecostais e neo-pentecostais geralmente defendem a separação da parte imaterial. Recentemente, ganhou força o holismo: o homem é apenas alma vivente, numa interessante unidade corpo/alma/espírito. Creio que o homem é constituido de corpo, alma e espírito. Assim como a essência de nosso Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, a constituição humana compreende o corpo (soma, parte física do homem, que voltará ao pó, existe para que possamos viver neste planeta que Deus criou), a alma (psiqué, sede dos sentimentos, intelecto e emoções) e o espírito (pneuma, parte eterna de nossa constituição, que nos habilita a viver eternamente, quer no céu quer no inferno, após o fim do corpo). "O mesmo Deus da paz voz santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nossos Senhor Jesus Cristo" (1 Tes 5.23). Quer sejamos três, dois ou um, o relevante é que sejamos irmãos e que Jesus Cristo seja o nosso único Salvador e Senhor.

Um comentário:

Allyne Evellyn disse...

Pastor Deus é realmente fiel!
Eu passei o feriado do dia 21 sem internet e na noite desse dia estava pensando justamente nesse tema (corpo, alma e espírito) e pensei em lhe pedir pra escrever algo sobre isso pois é um tema bastante comum na faculdade.
Pois bem quando eu estava pensando em pedir Deus já tinha lhe inquietado sobre o assunto!
Benção pura!
Acredito assim como o senhor que o ser humano sendo a imagem e semelhança de Deus pai é uma tricotomia (corpo, alma e espírito).

Gostaria de sugerir um tema....

Como equilibrar corpo, alma e espírito e ter uma vida saudável e feliz?