Como ler a Bíblia?



Tem gente lendo a Bíblia para dizer que sabe. São os cristãos-sabe-tudo. Esse tipo de uso da Bíblia é carnal e até diabólico. A vida eterna não depende do quanto sei (não se trata de vestibular, entende?), mas de “a quem” entreguei minha vida. Também é inócuo ler a Bíblia como quem lê horóscopo. “Senhor, o que tens para mim, hoje?” E abre a Bíblia à esmo. Outro engano é ler a Bíblia de forma letrista, legalista, farisaica, armamentista. A Bíblia, dessa forma, se torna uma arma para ferir os “ímpios”, os ateus, os heréticos. Quer ler a Palavra de Deus e tirar dela o proveito que Deus deseja que tiremos? Primeiro, não leia, medite! A Bíblia é um prato para ser degustado, não devorado. “Li a Bíblia 100 vezes”. Sabe o que acho disso? Bobagem. Mais vale um texto lido e verdadeiramente apreendido que ler a Bíblia como quem lê jornal. Segundo, comece meditando no evangelho segundo João. Somos cristãos, e o Evangelho de João revela Jesus de forma sublime a cada um de nós. Depois, leia os outros evangelistas, Atos, as cartas de Paulo e as demais epístolas. Agindo assim, você estará pronto para entender o Antigo Testamento. Leia-o com calma, tentando notar a infinita diferença entre Lei e Graça. Só depois disso, leia o Apocalipse. Se entender, glória a Deus! Se não, não se preocupe – nem os eruditos estudiosos da Palavra de Deus se entendem quando o assunto é escatologia! Terceiro, faça da Bíblia a Palavra de Deus para sua vida, nunca um manual de doutrinas farisaicas, do tipo “pode e não pode”!

2 comentários:

Allyne Evellyn disse...

pela sublime graça de Deus estou lendo a bíblia e o espírito santo é quem nos dá entendimento para ler a palavra pois Ele é quem revela ao nosso coração o que entender dos textos ....
A palavra de DeUS TEM SIDO A FORÇA DA MINHA FÉ e tem me ajudado a passar pelas "lutas" de sempre ter que ouvir alguns prof da faculdade profanarem a Deus e a validade de sua poalavra!
Entender a bíblia pra mim é uma questão de fé e de graça pois sem elas a bíblia é apenas mais um Best seler mas com elas a bíblia é um manual de vida!
Que DeUS nos faç crescer em sabedoria e graça!

Hugo Otávio disse...

Deus eh fiel! E cada vez que lemos a Sua palavra Ele se revela a cada dia! E preciso ter fe e crer nas promessas que um dia, no tempo de Deus, elas se cumprirao!