Oito notáveis ais


Vejo muitos "cristãos" inchados de soberba. Jesus não aliviou quando pregou sobre eles. Observe os 8 ais dirigidos aos "mais santos e mais consagrados" de sua época, tão comuns (e tão pernósticos quanto) de em nossa.

1. Nem entram, nem deixam entrar no Reino de Deus. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.

2. Tiram proveito do momento de fragilidade de quem sofre. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.

3. Pregam o caminho do inferno (para onde vão, caso não se convertam) e desconhecem o Evangelho de Jesus Cristo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.

4. São líderes espirituais medíocres e mesquinhos. Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor. Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?

5. Praticam com volúpia somente a periferia da fé, mas não praticam a centralidade de nada que realmente agrada a Deus. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo.

6. Aparentam espiritualidade, mas são mais carnais que prostitutas. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.

7. Gostam de exibir santidade e consagração, mas não conseguem ocultar o nojo de suas vidas privadas. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

8. Para manterem-se no poder, perseguem, caluniam e (se puderem) até matam os filhos de Deus. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas.Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.
E Jesus conclui, mais explícito impossível: Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?

Nenhum comentário:

Receba mensagens desse blog no seu E-mail