Dez conselhos para quem quer vencer na vida


O maior sonho de minha geração era "vencer na vida". Entendia-se "vencer na vida" como trabalhar numa boa empresa, ter o máximo de conforto material, casar e ser feliz. Para a gente, "vencer na vida" era o objetivo da vida. Quando um conhecido passava num concurso do Banco do Brasil, dizíamos que ele "estava vencendo na vida". Quando alguém comprava uma moto nova, com certeza "estava vencendo na vida". A maioria dos jovens de hoje não é tão ambiciosa. Alguns são formidavelmente nulos em seus sonhos. "O que você quer ser na vida?". "Não sei ainda... talvez nada... sinceramente? Não sei nem do que o senhor está falando, pastor!" Mesmo assim, correndo o risco de escrever o que ninguém deseja saber, dou dez conselhos para quem quer "vencer na vida". Analisando a vida de homens e mulheres de Deus, da Bíblia e fora dela, posso afirmar que quem quer vencer na vida trilhou mais ou menos o caminho a seguir.
1. Quer vencer na vida? Comece ajudando outros a vencer na vida. Josué começou a vencer na vida sendo auxiliar de Moisés!
2. Quer vencer na vida? Admita que, antes, vai experimentar algumas derrotas na vida. Ninguém vence guerras sem perder batalhas!
3. Quer vencer na vida? Não perca de vista o seu sonho. Quem perde o foco, corre o risco de chegar... a lugar nenhum.
4. Quer vencer na vida? Faça o que é certo. Um canalha pode chegar no topo, mas nunca será um vencedor.
5. Quer vencer na vida? Seja autêntico. Quem vence na vida pirateando a vida do outro apenas confirma que o outro venceu na vida.
6. Quer vencer a vida? Pense antes de agir. Conheço gente inteligente e dotada que ficou pelo caminho, simplesmente porque foi impulsivo. E o que é pior: todo precipitado é surdo.
7. Quer vencer na vida? Não perca tempo. Nada de procrastinação. Nada de descansar. Nada de férias eternais. Comece já sua jornada rumo a seu objetivo de vida.
8. Quer vencer na vida? Cerque-se das melhores companhias possíveis. Pessoas tóxicas, pessimistas, malandrae e críticas somente sabotarão seus sonhos.
9. Quer vencer na vida? Analise constantemente suas motivações. Por que quero vencer na vida? Se o que estimula você é a ambição terrena, diabólica e hedonista, cuidado: ninguém vence maratona correndo para o lado errado.
10. Quer vencer na vida? Humilhe-se diante do Senhor. Os vencedores mais incontestes que conheço chegaram ao pódium de joelhos, não de salto alto.

Um comentário:

Hugo Otávio disse...

Glória a Deus!
É mesmo assim!