A Igreja que o século XXI precisa


Baseado em II Reis 6.24-7.11 (sugiro a leitura antes de continuar), vejo, nos quatro leprosos de Samaria, o ideal de uma igreja verdadeiramente contextualizada e saudável. Sim, mesmo leprosos, são extraordinariamente saudáveis em seus postulados, em suas atitudes, em sua maturidade, em sua sanidade. Abaixo, dez características da Igreja que oSéculo 21 precisa.
A Igreja que faz a diferença...
1. ... é formada de iguais! Todos quatro, leprosos. Todos quatro, fora de Samaria. Todos quatro, na mesma situação.
2. ... sabe o que é sofrimento! Uma das doenças mais horríveis atingiu os quatro. Amaldiçados, foram obrigados a abandonarem a família. Deveriam gritar "sou imundo!", sempre que se aproximavam de pessoas sãs. Além disso, a religião queria distância deles.
3. ... pensa! Olha um grupo inteligente conversando: "se a gente ficar aqui, morre de fome! Voltar para Samaria, não é opção. Vamos avançar, então? A única opção boa é arriscar!
4. ... é ousada! Quem imaginaria o que os quatro imaginaram? Não vamos definhar, vamos enfrentar! Vamos surpreender nossos inimigos... avançando sobre eles!
5... é valente! Não tem medo de quem até o Rei e o Exército de Samaria temiam. Quem não tem medo de morrer tem medo... de barata? Quem não teme a morte vira herói, de imediato!
6... não tem o que perder! Morto, os quatro já estavam. Era apenas questão de tempo. Morrer dentro, fora ou nos limites de Samaria? Só o "lugar do funeral" foi o que entrou em pauta!
7... age! Eles deliberaram e agiram! Simples assim. Quantas igrejas cheias de reuniões, votações, deliberações, carimbos, e-mails, quarentenas, crachás, carteirinhas, deferidos e indeferidos, segundas vias... A burocracia está matando a "igreja".
8... se agiganta, milagrosamente, diante dos inimigos! Eram quatro leprosos claudicando, mas o Exército de Ben-Hadade ouviu o som de um grande exército marchando! É a igreja trabalhando e o mundo pensando: "que grande exército é esse?!" Que nada, uns quatro leprosos se arrastando!
9. ...experimenta o melhor de Deus na terra! Samaria passava sua pior fome, mas os quatro leprosos comiam melhor que o Rei. O melhor banquete desse século é para os filhos de Deus. A gente se alimenta de paz, alegria, felicidade,viva esperança... e eles pastor? Se devoram, uns aos outros!
10. tem misericórdia do seu próximo. Depois de abastecidos, os quatro retornam com as boas notícias. Os inimigos foram derrotados, a mesa está pronta, que venham todos matar sua fome. Quem não é besta se junta aos leprosos - e, com eles come, bebe, se divertem e dão glória a Deus!

Nenhum comentário: