Os quatro funerais


Quatro homens, que morreram no mesmo dia, estavam na ante-sala do céu. Na terra, o funeral de cada um deles transcorria. Um dos quatro perguntou: “O que vocês gostariam que no enterro lá embaixo, as pessoas estivessem dizendo sobre a morte da gente?” O primeiro se arrumou todo e respondeu: “Gostaria que meus amigos estivessem comentando: ele foi um excelente médico, humano e bondoso!” O segundo, com os olhos brilhando, falou: “Gostaria que meus parentes estivessem falando de como fui um marido bom e um pai querido!” O terceiro disse: “Gostaria que toda a cidade, que está presente em meu enterro, falasse de como fui um político dinâmico e honrado!” O quarto homem estava calado, com o rosto entre as mãos, uma imagem desoladora. Desde o início da conversa, não esboçara nenhuma reação. Os três se entreolharam e um perguntou: “E aí, cara, o que você queria que eles estivessem falando sobre você, agora?” Ele levantou a cabeça e olhou nos olhos de cada um deles, antes de responder: “Gostaria que alguém no meu funeral estivesse gritando: olha aí gente, ele está se mexendo!”

Nenhum comentário: