Por que devemos evitar o mau hábito de ser juiz dos irmãos?


Por que devemos evitar o mau hábito de ser juiz dos irmãos?
Porque ainda não chegou o tempo do julgamento. E, quando chegar, o juiz será o próprio Senhor (sinceramente, nenhum de nós pode ser mais justo que Ele! Davi preferia cair nas mãos de Deus que nas mãos dos homens. Eu também!).
Porque ninguém é sábio suficiente para fazer um julgamento imparcial e justo. Só o Senhor é Onisciente. A gente até pode “analisar” fatos, nunca motivações. Nem tudo é o que parece ser.
Porque existe o real perigo de se cometer graves injustiças na justiça pretendida. Nenhuma vida pode ser marcada somente por um ato, um fato, um deslize, um erro, uma queda. Basta a dor das conseqüências. Não acrescente a angústia de um julgamento sem misericórdia.
Porque ninguém possui a totalidade das provas e evidências. Só Deus conhece o profundo e o escondido. Às vezes, o lobo se veste de ovelha e a ovelha fica parecendo ovelha negra. O diabo se transfigura em anjo de luz! Cuidado para não punir um inocente e exaltar um fariseu.
Porque existe a lei da semeadura. Aquilo que o homem plantar, colherá. Quem medir será medido com a mesma régua que mediu. O juízo temerário deve ser temido. Misericórdia, gente, misericórdia, triunfa sobre o juízo. Não julgueis para que não sejais julgados, pois com a mesma medida que medirdes vos medirão a vós, alertou Jesus.
Porque o irmão não pertence a outro irmão, mas ao Senhor. Ninguém pode julgar o servo alheio. Sou de Cristo, Ele é meu Senhor e Rei. Prestarei contas a Ele, você também. Como con-servos devemos nos ajudar, não julgar. O juízo pertence ao Senhor. Porque só Ele é o Perfeito Juiz e Senhor Nosso.
Porque julgamento bom é quando a gente julga... a gente mesmo! Fazer exame de consciência é melhor que fazer exame de consciência do outro. Quando a gente se julga não precisa mais ser julgado por ninguém. Creia, quando eu sou meu próprio juiz, evito ter de dar satisfação à sociedade. Já me corrigi. Não devo nada a ninguém (a não ser que seja um crime ou uma infração social), pois estando em paz com Deus, estou em paz com quem realmente interessa.

Nenhum comentário: